quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Bolo Vienense

Olá pessoal!

Essa receita é especialíssima, eu costuma comer esse bolo delicioso que uma senhora de Jacareí preparava. Eu nunca havia feito, não tinha a receita, porém como sou xereta (hehe) consegui desenvolver uma que ficou igualzinha. Esse bolo é muito leve e de simples execução. Espero que vocês gostem!


Bolo Vienense
Ingredientes:
Massa:
4 gemas
4 claras
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de fécula de batata
1 colher (chá) de fermento em pó
Margarina para untar
Açúcar para polvilhar a forma
Papel manteiga para cobrir o fundo da forma

Recheio:
É o mesmo creme da receita de Mil Folhas que passei anteriormente, clique aqui para conferir a receita

Cobertura:
Açúcar de confeiteiro a gosto

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma redonda (25 cm) com margarina, cubra o fundo com papel manteiga e unte o papel com margarina, polvilhe as laterais da forma com açúcar e reserve.
Bata na batedeira as claras em neve bem duro, acrescente as gemas uma a uma, sempre batendo, em seguida coloque o açúcar aos poucos e bata bem até ficar bem clarinho. Peneire sobre a gemada a fécula de batata e o fermento e bata com a velocidade baixa até misturar bem, só não bata muito pois a massa perde o volume. Coloque a mistura numa forma, espalhe uniformemente e leve para assar até dourar, por cerca de 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. 
Desenforme com cuidado e com o auxilio de uma faca corte ao meio. Coloque metade da massa sobre o prato que vai servir, por cima espalhe o recheio e cubra com a outra metade da massa. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Obs.: Você pode variar o recheio utilizando doce de leite, goiabada, brigadeiro, beijinho... Só não pode utilizar recheios úmidos, como por exemplo frutas em calda que a massa se desfaz.

Bjs
Fabi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário