terça-feira, 5 de maio de 2015

Suco de Limão com Ora-Pro-Nobis

Olá Pessoal,

Recebi esse presente de uma amiga que entende tudo sobre essa planta. Esse suco é muito gostoso e faz muito bem para a saúde. Agora seguem algumas informações da ora-pro-nobis: do latim "rogai por nós" é um cacto trepadeira com folhas, esse nome teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava em latim: Ora pro nobis. Suas folhas são comestíveis e muito nutritivas, e podem ser usadas secas e moídas ou frescas em receitas como sopas, omeletes, tortas e refogadas, ou ainda cruas em saladas e sucos. Além disso, podem ser usadas para enriquecer a farinha, massas e pães. 


Suco de Limão com Ora-Pro-Nobis
Ingredientes:
2 limões sem casca
10 folhas de ora-pro-nobis
1,5 L de água
5 colheres (sopa) de açúcar
Gelo à gosto

Modo de Preparo
Bata no liquidificador os limões, as folhas de ora-pro-nobis e a água. Passe por uma peneira e coloque numa jarra. Acrescente o açúcar e misture bem. Por ultimo, adicione gelo a gosto e sirva.

Para quem não conhece segue uma foto dessa plantinha maravilhosa.



Obrigada Nelma!

Bjs
Fabi

83 comentários:

  1. Se encontra em casa de ervas para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei estacas no Mercado Livre. De 10 mudas, três foram pra frente...
      Fiquei com uma pra mim e plantei num vaso, pois não tenho muito espaço em casa.
      Deu resultado! Já dá pra pegar umas folhinhas por dia e incrementar a alimentação...

      Excluir
    2. Aqui onde eu moro tem e nem sabia que essa planta e tão benéfica fiquei sabendo em Dezembro de 2020 vou começar usar nem nem preciso comprar e só ir na pracinha e pegar as folhas

      Excluir
    3. Eu tenho muitas m uso pouco agora vou consumir esse suco

      Excluir
    4. Eu tenho e uso bastante

      Excluir
    5. Eu tenho. No quintal faço omelete, uso na salada e faço refogada é muito gostosa

      Excluir
    6. ESSA PLANTINHA E TUDO DE BOM DEPOIS QUE TOMA O SUCO ...VCS VER UMA DIFERENCIA NO CORPO MUITO.BOM FACA COM UM KIWI AQUA uma colheringa de acucar e 5 folha vc mulher senre uma renovação no corpo OTIMO

      Excluir
    7. Oi, tenho plantada no meu quintal... tbm vou fazer este suco! Abraços!

      Excluir
    8. Eu conheço com nome guaco é o mesmo?

      Excluir
    9. Não, guaco
      é bom pros pulmões, faz-se xarope e tem um cheiro um pouco mai ativo, e bem gostoso tbm

      Excluir
    10. Antes de pegar esta receita eu já tomava faz muito bem saúde.

      Excluir
    11. Não se deve colocar açúcar. Bata o ora pró nobis com couve, cenoura mas para tomar na hora

      Excluir
  2. OiFabi!

    Eu tenho um pé desta planta no quintal da minha casa,a salada das folhas é uma delícia.Eu não conhecia a receita do suco,mas agora vou fazer.
    Muito obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Ganhei uns galhinhos, já tomou mais de 3m de altura e comprimento. Faço, suco, ensopados, uso macerado com creme no cabelo... maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais vc colhe...mais ela enche... eu tenho em casa...colho...sempre

      Excluir
    2. Eu tenho dessa maravilha planta uso como suco no horário da tarde bato com laranja e uns 4 biscoito redondo e um pouco de açúcar e bebo, muito bom,me reforço com ela, tenho mais disposição e vou ao banheiro todos os dias, depois que passei fazer o uso dela

      Excluir
  4. Ganhei um galinho e plantei é uma plante muito boa

    ResponderExcluir
  5. Jogo tantas estacas foras cortei um monte essa semana foi pro lixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que dó faça doações ok Deus abençoe!!

      Excluir
    2. Eu tenho é um inso. Estou sempre podando.os galhos tem espinhos. E a flor é clarinha. Muito bonitinha. Mas nunca fiz nada. Meu filho diz q é nutritiva. Vou começa a fazer.Mas não vou usar açúcar pois tenho glicose alterada

      Excluir
  6. Enriqueço a massa do pão com ora pro nobis. Não conhecia o suco....vou fazer

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Onde você mora Air eu posso doar mudas pra você eu moro em são Paulo zona sul

      Excluir
    2. GENTE ESSA PLANTA COMESTIVEL E OTIMA COMEM EM PELA MANHA JEJUM PODE COMER VCS VAM VER MUITOS RESULTADOS QNDO VCS CONSUMIR ELAS EM COZIMENTO Ê DELICIA

      Excluir
  9. O meu pai quer fazer batido no liquidificador e tomar durante a semana ele2 tá certo.

    ResponderExcluir
  10. Depois que eu passei a comer a ora-pro-nobis eu nunca mais tive crise de gota, agora com o suco ficou melhor ainda!

    ResponderExcluir
  11. Ganhei hoje um vaso com ora pro novos,Já experimentei e gostei do gosto.Amei o presente.

    ResponderExcluir
  12. Fabiana Jorge vc pode me dizer esse tanto de suco é para beber durante o dia ou pode tomar nos dias seguintes ... tipo deixar na geladeira 🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo suco deve ser tomado no dia se guardar para o dia seguinte perde as propriedades

      Excluir
  13. Pode fazer suco com folhas secas pq moro em apartamento e não tenho espaço

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho 5 pés no meu quintal, tomo suco todos os dias. Dou para os vizinho e pra familia.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber quais os benefícios , especificamente , do suco com Orapronobis . Tomo o suco de limão todas as manhãs , em jejum .

    ResponderExcluir
  16. Adoro faço refogada e uma delicia
    Tambem podo a minha e jogo as estacas fora
    Com pena.

    ResponderExcluir
  17. Sofro com dores de estômago refluxo azia.....gostaria de saber se posso tomar o suco....?

    ResponderExcluir
  18. Eu amo comer refogada com cebola e azeite fica uma delícia 😋

    ResponderExcluir
  19. E muito bom mesmo suco, salada com limão 🍋 e laranja fica ótimo
    Faço com leite tbm e mel excelente para saúde

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma muda no vaso tomo 10 folhas no suco de frutas todos os dias dizem que é bom até pra diabetes

    ResponderExcluir
  21. Tomo todos dias muito bom para saúde milagrosa .meu cachorro estava doente curei ele com ora pro nobis

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu tenho dois pés, um de flor cor de rosa e outro com flor vermelha.uso bastante, em salada, omelete e sucos.

    ResponderExcluir
  23. Eu ganhei muda esta brotano flor rosa equero saber pra que cerve

    ResponderExcluir
  24. Respostas
    1. dIZEM QUE PODE SIM, MAS AQUI AINDA NÃO DEU O FRUTO, ESTAO CRESCENDO.

      Excluir
    2. dIZEM QUE PODE SIM, MAS AQUI AINDA NÃO DEU O FRUTO, ESTAO CRESCENDO.

      Excluir
  25. Minha.orapronobis.tem.espinho.e.não. da.flor.é. normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ESPINHO É NORMAL, TENHO 2 PES EM CASA , UM DEU FLOR E OUTRO AINDA NÃO.

      Excluir
  26. Gostaria de saber se o suco ajuda a emagrecer e quantas vezes por dia posso tomar??

    ResponderExcluir
  27. EU TENHO ORAPRONOBIS,FAÇO SALADA,OMELETE É UMA DELÍCIA, SAREI DE ALERGIA COM ELA.MINHA IRMÃ SAROU DE ANEMIA PROFUNDA.USOU A PLANTA 15 DIAS CERTINHO E SAROU .FAÇO VITAMINA DELA COM BANANA, MAÇÃ E MEL FICA UMA DELÍCIA.

    ResponderExcluir
  28. Eu tbm plantei em um vaso ta linda Mas como sempre coloco no arroz feijão carne na salada aí a minha fica poucas as folhas de tanto que eu uso aí eu tenho uma amiga que tem um pé bem grande vou lá e ela mim dá um tantão de folhas é muito bom tem poucos meses que tô usando muito boa mesmo mesmo quem mora em ap. Pode planta em um vaso como eu .

    ResponderExcluir
  29. Tenho.um pé gigantesco. Uso sempre e muito bom,uso como chá, salada, sopa e no suco

    ResponderExcluir
  30. افضل خدمات التنظيف مثل تنظيف الشقق والفلل
    شركة تنظيف بالجبيل

    ResponderExcluir
  31. Ganhei um pé vou começar meu tratamento pois estou com anemia

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho em casa coloco no frango refogado muito bom

    ResponderExcluir
  33. Faço suco de ora pro nobis com limão maçã e gengibre, fica delicioso, é o meu dejejum. Eu era hipertensa e há 3 anos não tomo o remédio, tomo o suco. Tinha água no joelho e desde q estou tomando o joelho desinchou e me sinto ótima, cheia de energia.Vale muito à pena ter a ora pro nobis plantada em praças e locais públicos, para ajudar na alimentação do povo.

    ResponderExcluir
  34. O suco é excelente mesmo.
    Uso sempre. Faço tbm bolo de laranja com ora-pro-nobis, de banana , panquecas e agora... tbm passo no cabelo.

    ResponderExcluir
  35. Ora-pro-nóbis emagrece quais os orarios que eu posso tomar.
    Outra coisa pode a noite tomar antes de dormir?

    ResponderExcluir
  36. Eu tenho um pé enorme aqui no meu quintal

    ResponderExcluir
  37. Eu faço uso de ora pro nobis, refogada, omelete,
    E tomo em cápsulas, mas , só vou passar a comer as folhas, nas receitas, melhorei das coceiras nas pernas devido a má circulação do sangue, nuca mais sofri desses incômodos.

    ResponderExcluir
  38. Boa Tarde ! Pode-se consumir os talos da ora pro novos ?

    ResponderExcluir
  39. Ganhei uma muda de minha amiga já comi algumas fotinhas com ovo bom demas

    ResponderExcluir
  40. Ganhei uma mudinha da cunhada em Minas e moro em S P. O meu deu tantas folhas e galhos que tive que cortar e jogar fora deu dó já comi refogado mas salada não gostei me deu ânsia vou tentar o suco e o pé tá grande de novo

    ResponderExcluir
  41. Quem tem ferretina alta pode usar

    ResponderExcluir
  42. Amei os comentários. Ganhei uma muda está pequena más assim que tiver muitas folhas vou usar de tdo modo .Agradeço o comentário tds.

    ResponderExcluir
  43. Quero saber se emagrece

    ResponderExcluir
  44. Eu tenho de dois tipos.Um dá folha mais grossa e tom mais escura.Outra em tom mais claro e folha mais fina.A segunda dá uma flor de cor alaranjada..muito bonita.Estou no Amazonas-Parintins.Vou começar a usar.

    ResponderExcluir
  45. Eu tenho dois pés em vasos, pois não tenho espaço para plantar. Mas aqui em casa fazemos uso dss folhas no arroz e tambem usomos a milanesa,fica uma delicia!



    ResponderExcluir
  46. Eu tenho mais não conheço bem eu ganhei de minha irmão e plantei no meu quintal, ela cresceu bastante. A ora pro nobis tem uma baba nas folhas e espinho nos galhos? Mim responda por favor, para que eu possa usar a planta certa. Obrigada! 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, tem espinhos e na folha tem a baba.

      Excluir
  47. dizem que não pode comer qualquer folha da orapronobis só a branca

    ResponderExcluir
  48. Li todos os comentários descobrir q na rua de casa tem um pé e já fui logo comendo 2folhas e peguei um pé p plntar agora só esperar crescer p usar

    ResponderExcluir
  49. Uso o ora pro nobis pta baixar a glicemia

    ResponderExcluir