Olá Pessoal!
Vocês já ouviram falar da biomassa de banana verde? Pois é, eu não conhecia até experimentar um bolo de chocolate feito com essa massa e para minha surpresa foi um dos bolos mais fofinhos e gostosos que já comi...
Para as pessoas que nunca ouviram falar disso, segue a explicação:
Trata-se de uma preparação que se faz com a fruta bem verde, formando um creme espesso capaz de ser acrescentado a preparações como molhos, bolos, biscoitos, pães, sucos e vitaminas. E seus benefícios são:
- A biomassa é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido.
- No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno.
- A biomassa auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes.
- É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.
obs.: para mais informações clique aqui
Bolo de Chocolate com Biomassa de Banana Verde
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de leite aquecido
1 xícara (chá) de óleo
2 ovos inteiros
1 xícara (chá) de Biomassa (veja como preparar logo abaixo)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
1 ½ xícara (chá) de chocolate em pó
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o leite com a Biomassa até obter uma massa leve e homogênea. Acrescente o óleo e os ovos e bata novamente até virar uma mistura bem fina e reserve. Misture em uma vasilha a farinha de trigo o chocolate e o açúcar. Despeje a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos, misturando bem e bata na batedeira até ficar homogêneo. Por último acrescente o fermento em pó químico e misture bem. Despeje a massa em fôrma untada e polvilhada. Asse em forno médio preaquecido. Depois de assado, aguarde alguns minutos e desenforme. Aguarde esfriar e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Como preparar a biomassa de banana verde caseira:
A receita pode ser feita com qualquer tipo de banana verde.
Tire as bananas uma a uma do cacho com o auxilio de uma faca, tomando o cuidado para que esse corte não abra a polpa da banana para que nenhuma parte interna sofra contaminação no momento do cozimento.
Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem.
Em uma panela de pressão coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver.
Quando estiver fervendo coloque as bananas. Muito importante a água estar fervendo, pois, esse choque térmico faz parte do processo.
A água deve ser suficiente para deixar as bananas "cobertas", então acrescente mais água fervente se necessário. Tampe a panela e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo, não abra a panela.
Destampe a panela e descasque as bananas, cuidado, pois, estarão quentes. Mas terá que ser feito com elas ainda quentes para facilitar o processo. Bata as bananas quentes no liquidificador até ficar um creme homogêneo.
Validade: 3 a 6 meses no congelador. Na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias.
Dica: congele em porções de 1 xícara de chá para utilizar quando quiser. A biomassa pode substituir o leite condensado, creme de leite, leite e a maionese na preparação de alguns pratos.
Obrigada Jú! Agora você não está me devendo nada por enquanto...rsrsrsrsrsrs
Bjs
Fabi
Nenhum comentário:
Postar um comentário