quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Bolo Vienense

Olá pessoal!

Essa receita é especialíssima, eu costuma comer esse bolo delicioso que uma senhora de Jacareí preparava. Eu nunca havia feito, não tinha a receita, porém como sou xereta (hehe) consegui desenvolver uma que ficou igualzinha. Esse bolo é muito leve e de simples execução. Espero que vocês gostem!


Bolo Vienense
Ingredientes:
Massa:
4 gemas
4 claras
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de fécula de batata
1 colher (chá) de fermento em pó
Margarina para untar
Açúcar para polvilhar a forma
Papel manteiga para cobrir o fundo da forma

Recheio:
É o mesmo creme da receita de Mil Folhas que passei anteriormente, clique aqui para conferir a receita

Cobertura:
Açúcar de confeiteiro a gosto

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma redonda (25 cm) com margarina, cubra o fundo com papel manteiga e unte o papel com margarina, polvilhe as laterais da forma com açúcar e reserve.
Bata na batedeira as claras em neve bem duro, acrescente as gemas uma a uma, sempre batendo, em seguida coloque o açúcar aos poucos e bata bem até ficar bem clarinho. Peneire sobre a gemada a fécula de batata e o fermento e bata com a velocidade baixa até misturar bem, só não bata muito pois a massa perde o volume. Coloque a mistura numa forma, espalhe uniformemente e leve para assar até dourar, por cerca de 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. 
Desenforme com cuidado e com o auxilio de uma faca corte ao meio. Coloque metade da massa sobre o prato que vai servir, por cima espalhe o recheio e cubra com a outra metade da massa. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Obs.: Você pode variar o recheio utilizando doce de leite, goiabada, brigadeiro, beijinho... Só não pode utilizar recheios úmidos, como por exemplo frutas em calda que a massa se desfaz.

Bjs
Fabi 

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Mil Folhas de Morango

Olá Pessoal!

Resolvi deixar essa sobremesa como sugestão para vocês prepararem para o Natal. Estava com ela guardada já há algum tempo, mas tudo tem sua hora e com certeza agora é a hora! rsrsrs




Mil Folhas de Morango

Ingredientes
500 ml de leite
2 gemas peneiradas
2 e 1/2 colheres (sopa) de amido de milho
1 lata de leite condensado
1 pacote de massa folhada congelado
1 caixa de morangos lavados e cortados pela metade (reserve alguns para a decoração)
Açúcar de confeiteiro a gosto


Modo de Preparo:

Deixe a massa descongelar conforme instruções da embalagem, abra com o auxilio de um rolo em formato de uma assadeira retangular grande e leve essa placa para assar em forno médio preaquecido até ficar dourada. Deixe esfriar, corte cuidadosamente em três retângulos menores e reserve. Se você preferir pode assar a massa já cortada em três retângulos iguais.
Prepare o creme: numa panela misture bem o leite, as gemas, o amido de milho e o leite condensado. Leve ao fogo e mexa bem até engrossar e cozinhar. Deixe esfriar, tomando o cuidado de mexer eventualmente para não formar uma película no creme.
Faça agora a montagem: numa bandeja coloque um retângulo de massa folhada, por cima espalhe metade do creme e acomode metade dos morangos. Repita as camadas novamente e termine cobrindo com a ultima massa. Polvilhe por cima com o auxilio de uma peneira o açúcar de confeiteiro, decore com os morangos reservados e aproveite a sobremesa, com certeza essa é minha preferida!

Dica: você pode substituir o morango por outras frutas se preferir como por exemplo: pêssego em calda, abacaxi, kiwi...

Obs.: demorou um pouco Carol mas publiquei...Obrigada pela sobremesa maravilhosa!

Bjs
Fabi 

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Bolinho de Chuva Salgado

Olá pessoal, tudo bem?

Já estava com saudades do blog, não tive tempo de postar as famosas receitinhas, mas para me redimir do meu desaparecimento preparei uma receita especial para vocês, fácil e muito deliciosa. aproveitem!


Bolinho de Chuva Salgado
Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 ovo
2/3 xícara (chá) de leite
4 colheres (sopa) de queijo ralado
Sal a gosto
1 colher (chá) de fermento em pó
Óleo para fritar

Modo de Preparo
Numa tigela, misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa. Frite, às colheradas, em óleo quente até dourar por igual. Escorra em papel toalha e sirva.

Dicas:
Pode misturar na massa salsa picadinha, arroz, azeitonas, cenoura ralada, espinafre, provolone ralado, enfim pode soltar sua imaginação.

Bjs e boa semana!

Fabi


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Bolo de Chocolate com Biomassa de Banana Verde

Olá Pessoal!

Vocês já ouviram falar da biomassa de banana verde? Pois é, eu não conhecia até experimentar um bolo de chocolate feito com essa massa e para minha surpresa foi um dos bolos mais fofinhos e gostosos que já comi...

Para as pessoas que nunca ouviram falar disso, segue a explicação:

Trata-se de uma preparação que se faz com a fruta bem verde, formando um creme espesso capaz de ser acrescentado a preparações como molhos, bolos, biscoitos, pães, sucos e vitaminas. E seus benefícios são:

- A biomassa é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido.
- No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno.
- A biomassa auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes.

- É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.

obs.: para mais informações clique aqui



Bolo de Chocolate com Biomassa de Banana Verde
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de leite aquecido
1 xícara (chá) de óleo
2 ovos inteiros
1 xícara (chá) de Biomassa (veja como preparar logo abaixo)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
1 ½ xícara (chá) de chocolate em pó
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
  
Modo de Preparo:

Bata no liquidificador o leite com a Biomassa até obter uma massa leve e homogênea. Acrescente o óleo e os ovos e bata novamente até virar uma mistura bem fina e reserve. Misture em uma vasilha a farinha de trigo o chocolate e o açúcar. Despeje a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos, misturando bem e bata na batedeira até ficar homogêneo. Por último acrescente o fermento em pó químico e misture bem. Despeje a massa em fôrma untada e polvilhada. Asse em forno médio preaquecido. Depois de assado, aguarde alguns minutos e desenforme. Aguarde esfriar e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Como preparar a biomassa de banana verde caseira:

A receita pode ser feita com qualquer tipo de banana verde.
Tire as bananas uma a uma do cacho com o auxilio de uma faca, tomando o cuidado para que esse corte não abra a polpa da banana para que nenhuma parte interna sofra contaminação no momento do cozimento.
Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem.
Em uma panela de pressão coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver.
Quando estiver fervendo coloque as bananas. Muito importante a água estar fervendo, pois, esse choque térmico faz parte do processo.
A água deve ser suficiente para deixar as bananas "cobertas", então acrescente mais água fervente se necessário. Tampe a panela e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo, não abra a panela.
Destampe a panela e descasque as bananas, cuidado, pois, estarão quentes. Mas terá que ser feito com elas ainda quentes para facilitar o processo. Bata as bananas quentes no liquidificador até ficar um creme homogêneo. 

Validade: 3 a 6 meses no congelador. Na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias.


Dica: congele em porções de 1 xícara de chá para utilizar quando quiser. A biomassa pode substituir o leite condensado, creme de leite, leite e a maionese na preparação de alguns pratos.


Obrigada Jú! Agora você não está me devendo nada por enquanto...rsrsrsrsrsrs

Bjs
Fabi

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Brigadeiro de Cream Cheese

Olá pessoal!

Recebi essa receitinha de brigadeiro da minha prima Lili , e como sei que ela é uma cozinheira de mão cheia, pedi autorização para divulgar sua receitinha para vocês, assim sendo ela se tornou uma colaboradora do blog rsrsrs. Lili esperamos mais receitas suas!



Brigadeiro de Cream Cheese   
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
150 g de cream cheese
1/2 xícara de leite
Coco ralado ou açúcar cristal para envolver
Geleia de morango ou de frutas para rechear

Modo de Preparo
Leve ao fogo todos os ingredientes exceto o cream cheese, assim que a manteiga derreter acrescente o cream cheese e mexa até dar o ponto de brigadeiro (quando a massa desgruda do fundo da panela). Despeje a massa num refratário e aguarde esfriar.
Faça as bolinhas recheando com uma geleia de sua preferência (no caso foi utilizado a geleia de morango) e envolva as bolinhas já recheadas no coco ralado ou no açúcar cristal. Querendo pode colocar um pouco de geleia sobre o docinho para enfeitar.

Obrigada Lili pelo presente!

Bjs
Fabi

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Cocadinha de Forno

Olá pessoal!

Ganhei essa receitinha de uma amiga (na verdade, insisti um pouco para ela me dar a receita... rsrsrsrs), e valeu totalmente a pena! Fica uma delícia, é muito fácil de fazer e fica excelente para servir em festinhas de crianças. 



Cocadinha de Forno
Ingredientes
4 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de leite condensado
250g de coco fresco ralado (pode ser também 200 g do coco seco ralado grosso hidratado com 1/2 xícara de chá de leite)
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo
Bater as claras em neve. Reservar.
Bater um creme com a manteiga, o açúcar e as gemas.
Acrescentar o leite condensado em fio, e continuar batendo.
Desligar a batedeira e colocar o coco ralado.
Por ultimo, acrescentar as claras em neve.
Despejar a massa em forminhas de papel (n° 2) que devem estar dentro de forminhas de empada, até ficar quase cheio.
Levar ao forno médio (180°C) até que estejam douradas.

Rende mais ou menos 30 a 35 cocadinhas.

Obrigada Jú! Você ainda está me devendo umas receitinhas... Vou ficar cobrando! kkkkkkk

Bjs
Fabi

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Carne Desfiada para Sanduíches

Olá pessoal!

Hummm... Quando bate aquela vontade de um lanche bem gostoso... Confira essa dica de carne desfiada para sanduíches que é uma ÓTIMA opção!



Carne Desfiada para Sanduíches
Ingredientes
1 kg de paleta bovina em cubos
1 dente de alho amassado
2 cebolas em cubinhos
1 pimentão amarelo em cubinhos
1 pimentão vermelho em cubinhos
3 tomates sem pele e sem sementes em cubinhos
Salsa picadinha a gosto
Sal e pimenta a gosto
Óleo para refogar

Modo de Preparo
Tempere a carne com alho e sal e deixe tomar gosto por algum tempo. Coloque a carne numa panela de pressão e cubra com água, tampe a panela e leve ao fogo. Deixe cozinhar por 1 hora após o início da pressão. Retire do fogo, deixe sair a pressão e confira se a carne está bem macia, se não estiver cozinhe na pressão por mais alguns minutos até a carne amolecer bem.
Escorra a carne e reserve uma xícara (chá) do caldo do cozimento. Desfie a carne e reserve. (confira aqui a dica de como desfiar a carne bem rapidinho!).
Leve ao fogo uma panela e acrescente um fio de óleo, deixe aquecer e acrescente a cebola, deixe refogar até ficar transparente, acrescente os pimentões e deixe mais alguns minutos, mexendo esporadicamente. Logo em seguida coloque os tomates, a carne desfiada e o caldo do cozimento reservado, misture bem e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar até o tomate derreter. Desligue o fogo e junte a salsa picadinha e misture. Sirva como recheio no pão francês.

Dica
Pode acrescentar também azeitona verde picada a gosto no final do cozimento.
Essa carne pode ser utilizada como recheio para tortas e escondidinhos.

Bjs
Fabi

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Batata Esmagada

Olá pessoal!

Estava olhando algumas fotos na internet (lógico que era de comida rsrsrs) e encontrei essa batata. Não resisti e preparei utilizando os ingredientes que achei que combinava. Segue a sugestão para vocês!


Batata Esmagada
Ingredientes
Batata
Azeite
Sal
Alecrim fresco
Alho picado
Queijo parmesão

Modo de Preparo
Numa panela cozinhe em água e sal as batatas com casca até ficar mole. Escorra e coloque-as numa assadeira untada com azeite. Com a ajuda de um espremedor de batata, amasse-as ligeiramente. Tempere com sal, alho e alecrim a gosto. Regue com bastante azeite e por ultimo polvilhe com queijo ralado a gosto. Leve ao forno médio preaquecido até dourar o queijo. Logo abaixo segue a foto que me inspirou!


Bjs
Fabi

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Bolinho de Chuva da Dona Cidinha

Olá Pessoal!

Ganhamos mais um presente da Dona Cidinha, ela me ensinou a fazer seu famoso bolinho de chuva. Façam porque é uma delícia! Gostinho de infância na casa da vó! rsrsrsrs


Bolinho de Chuva da Dona Cidinha
Ingredientes
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos grandes ou 3 ovos pequenos
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
Leite se necessário
Óleo para fritar
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparo
Numa tigela misturar a farinha de trigo, o açúcar, os ovos e o fermento em pó, se massa não der liga e ficar muito dura acrescentar um pouquinho de leite, a massa deve ficar bem consistente.
Aquecer bem o óleo numa panela (complete com mais ou menos metade da panela de óleo) e deixar no fogo baixo. Retire a panela do fogo e pingue a massa com a ajuda de duas colheres de sopa, volte para o fogo e frite os bolinhos sempre virando para que fiquem dourados por igual. Essa dica é super importante, toda vez que for pingar a massa para fritar, retire a panela do fogo, isso deve ser feito para que a massa não fique crua por dentro.
Deixar escorrer os bolinhos no papel toalha para retirar o excesso de óleo. Polvilhar com açúcar e canela e servir imediatamente.

Olha a Dona Cidinha aí gente! Muito fofa!


Bjs
Fabi

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Macarrão ao Molho Pesto

Olá pessoal!

Estava um pouco sumida mas cá estou eu colocando mais uma gostosura para vocês! Esse molho é muito fácil e rápido de fazer, tenho certeza vocês vão amar!



Macarrão ao Molho Pesto
Ingredientes
1 pacote de macarrão a gosto (pode ser espaguete, talharim, parafuso...) cozido conforme as instruções da embalagem.

Molho Pesto
2 dentes de alho crú ou 2 colheres (chá) de alho frito (eu prefiro frito, pois fica mais suave)
1 colher (chá) de sal
2 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco
100 g nozes, castanha-do-pará ou castanha-de-caju  picadas
50 g de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) de azeite
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
Bata no liquidificador o azeite, o sal, o alho, o manjericão, o parmesão e a pimenta até virar uma pasta. Use a tecla pulsar do liquidificador que fica mais fácil de misturar e ajude a misturar com uma colher, atenção que neste caso deixe sempre com o liquidificador desligado.
Coloque num recipiente e misture as nozes ou castanhas. 
Tempere o macarrão ainda quente com essa pasta e sirva imediatamente com queijo ralado.

Bjs
Fabi

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Sardela

Olá pessoal!

Essa receitinha foi preparada especialmente por minha mãe. Ela sempre faz para receber seus amigos e faz o maior sucesso! É muito fácil de preparar e fica uma delícia. Aproveitem mais essa sugestão!


Sardela
Ingredientes
5 dentes de alho, picado
1 cebola grande picada
2 pimentões vermelhos, sem sementes e picado
1 lata de sardinha sem pele e espinha
100 g de sardinha anchovada
350 g de extrato de tomate
Sal e pimenta a gosto
1 xícara de óleo

Modo de fazer
Numa panela, aqueça meia xícara de óleo, coloque o alho, a cebola, frita bem, adicione o pimentão até murchar.
Coloque o refogado no liquidificador, acrescente as sardinhas e bata bem.
Na panela coloque a outra porção de óleo e o extrato de tomate e deixe fritar um pouco. Coloque a mistura do liquidificador, pimenta a gosto, o sal experimente e veja a necessidade de colocar mais.

Deixe cozinhar e apurar até virar um purê grosso. Deixe esfriar e sirva com torradinhas ou pães.

Obrigada mãe por mais esse presente!

Bjs
Fabi

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Berinjela Recheada

Olá Pessoal!

Adoro berinjela e fiz essa versão recheada! Não utilizei molho de tomate, desta vez fiz com tomate picadinho e ficou simplesmente divino! É uma sugestão muito saudável aproveitem!



Berinjela Recheada
4 berinjelas pequenas cortadas pela metade no sentido do comprimento
2 xícaras (chá) de carne moída refogada à gosto
3 tomates grandes picados sem pele e sem sementes
8 fatias de mussarela
Sal, pimenta e salsinha picadinha a gosto
Azeite a gosto

Modo de Preparo
Cozinhe a berinjela no vapor até amolecer (confira aqui dicas de cozimento a vapor) . Retire a polpa da berinjela com cuidado com a ajuda de uma colher, reserve as cascas e as polpas.
Coloque a polpa numa tábua e pique bem. Coloque-a numa vasilha e acrescente a carne moída, misture bem e tempere com sal e pimenta.
Recheie as cascas reservadas com a mistura de polpa e carne moída e coloque num refratário levemente untado com azeite. Coloque uma fatia de mussarela sobre cada berinjela recheada e reserve.
Tempere os tomates picados com sal, pimenta, salsinha picada e azeite. Coloque pequenas porções de tomate temperado sobre a mussarela. 
Leve a berinjela ao forno médio preaquecido até o queijo derreter bem. 
Sirva acompanhado de arroz branco.

Dica
Substitua a salsa picadinha por folhas de manjericão picadas.

Bjs
Fabi

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Gelatina Colorida

Olá pessoal!

Sei que essa receita é bem conhecida por todos, mas coloquei aqui em homenagem à minha sobrinha Aninha que adora esse doce, inclusive foi ela quem preparou essa delícia.



Gelatina Colorida
Ingredientes
4 caixas de gelatinas com sabor a gosto (usamos morango, abacaxi, limão e uva)
1 e 1/2 latas de leite condensado (gostamos bem docinho rsrs)
1 lata de creme de leite
1 medida da lata de leite
1 sache de gelatina incolor

Modo de Preparo
Prepare as gelatinas com uma xícara (chá) de água fervente e uma xícara (chá) de água gelada, coloque cada uma em potes separados e leve a geladeira até firmar.
Corte a gelatina em cubos e coloque num refratário fundo.
Coloque a gelatina numa xícara e acrescente leite, mexa bem e deixe descansar por 5 minutos. 
Enquanto isso, coloque no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o restante do leite.
Leve a gelatina hidratada no leite ao micro-ondas por 30 segundos e coloque junto com os outros ingredientes no liquidificador. Bata bem e despeje sobre a gelatina em cubinhos. Misture delicadamente e leve para gelar até endurecer.

Dica
Esse doce pode ser colocado em copinhos e como sugestão você pode servir em festa de aniversário infantil. A criançada com certeza vai adorar esse doce! E os adultos também! rsrsrsrs


Bjs
Fabi

terça-feira, 15 de julho de 2014

Carne Desfiada Acebolada com Purê de Abóbora

Olá Pessoal!

Essa receita é minha refeição preferida, espero que vocês gostem!



Carne Desfiada Acebolada com Purê de Abóbora
Ingredientes
Para a carne:
1 kg de paleta em pedaços temperada com sal
500 g de carne seca da parte traseira dessalgada
4 cebolas finamente fatiadas
Óleo para refogar
Sal e pimenta a gosto

Para o purê de abóbora:
1 abóbora japonesa descascada em cubos
1 cebola picada em cubinhos
Óleo para refogar
Sal e pimenta a gosto
Salsa picadinha a gosto

Modo de Preparo
Para a Carne:
Coloque as carnes na panela de pressão e cubra com água, tampe e leve ao fogo. Deixe cozinhar por cerca de 50 minutos ou até as carnes ficarem bem macias. Desfie as carnes. Logo abaixo da receita tem uma dica maravilhosa para facilitar esse árduo trabalho rsrs.
Numa panela grande aqueça um pouco de óleo e acrescente a cebola fatiada. Deixe murchar e acrescente a carne desfiada, misture bem e acrescente a pimenta e o sal se necessário. 

Para o purê de abóbora:
Numa panela grande aqueça um pouco de óleo e refogue a cebola. Deixe murchar um pouco e acrescente a abóbora, cozinhe até desmanchar e virar um purê, mexendo eventualmente para não grudar no fundo. Tempere com sal e pimenta e por ultimo coloque a salsa picadinha, desligue o fogo e sirva com a carne desfiada e o arroz branco.

Dicas
Desfie as carnes ainda quentes utilizando a batedeira. A mesma dica serve para o frango, conforme figura abaixo. 


O resultado é perfeito!
Outra dica legal é que a carne desfiada acebolada é perfeita para rechear escondidinho, pães ou tortas.

Bjs
Fabi

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Pão de Leite

Olá Pessoal,

Fiquei com vontade de comer pão quentinho feito em casa, então encontrei essa receitinha na internet e fiz algumas adaptações. Ficou excelente e acompanha muito bem um cafezinho!



Pão de Leite
Ingredientes
1 ovo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 sachê de fermento biológico seco (10 g)
2 xícaras (chá) de leite morno
1/2 xícara (chá) de óleo
+ ou - 1/2 kg de farinha de trigo (ou até a massa desgrudar da mão)
2 colheres (chá) rasas de sal
1 gema para pincelar

Modo de Preparo
Numa vasilha grande misture bem 1 xícara (chá) de leite, o fermento biológico e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, cubra a vasilha com um pano de prato e deixe descansar por 20 minutos.
Bata no liquidificador o leite restante, o óleo, o ovo, o açúcar e o sal e misture na vasilha do fermento.
Coloque sobre a mistura do fermento a farinha de trigo aos poucos, e misture bem até desgrudar das mãos (não deixe a massa muito dura porque assim ela não vai crescer) e sove bem por alguns minutos.
Deixe a massa descansar por 20 minutos e sove novamente. Abra a massa numa superfície polvilhada com farinha de trigo com a ajuda de um rolo, deixe com cerca de 2 cm de altura e corte em rodelas com a ajuda de uma xícara de cafezinho, coloque os pães numa assadeira levemente untada com óleo e deixe descansar mais 30 minutos ou até a massa dobrar de volume. 
Pincele os pães com a gema levemente batida e leve ao forno médio pré-aquecido até dourar os pães.

Bjs
Fabi

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Sopa Cremosa de Mandioquinha

Olá Pessoal, boa tarde!

Faz algum tempo, uma amiga querida me pediu uma receita de sopa de mandioquinha e aqui está! Aproveitem o frio e façam, é muito gostosa!


Sopa Cremosa de Mandioquinha
Ingredientes
1 kg de mandioquinha descascada em pedaços
1 cebola em pedacinhos
2 dentes de alho picadinhos
2 tomates picados sem pele e sem sementes
1 caldo de legumes esfarelado
Sal a gosto
Óleo para refogar
Cebolinha picada para acompanhar

Modo de Preparo
Numa panela funda refogue a cebola e o alho no óleo até murchar, acrescente o tomate e deixe cozinhando até desmanchar. Junte a mandioquinha no refogado e mexa bem. Cubra com água, tempere com sal e acrescente o caldo de legumes. Deixe cozinhar até a mandioquinha ficar bem macia, mexendo o caldo eventualmente para não grudar no fundo. Com a ajuda do amassador de batatas (foto logo abaixo) esprema a mandioquinha na própria panela para ficar um creme grosso, com alguns pedacinhos e deixe cozinhar por mais alguns minutos até ficar na textura de sua preferência. Se você quiser pode bater tudo no liquidificador. Sirva acompanhado de cebolinha picadinha.



Bjs
Fabi

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Carne com Legumes


Olá pessoal,

Encontrei essa receita na internet e achei super fácil. Espero que vocês gostem!


Carne com Legumes
1 kg de lagarto
1 lata de cerveja
2 cebolas grandes em cubinhos
Sal e pimenta a gosto
1 tabletes de caldo de carne esfarelado
Óleo para refogar
Batatas e cenouras picadas em pedaços grandes na quantidade desejada

Modo de Preparo
Esfregar bem os temperos (sal e pimenta) na carne.
Colocar em uma tigela e cobrir com a cerveja.
Cobrir com filme plástico.
Levar à geladeira de um dia para o outro.
Separar a carne do molho do tempero. Reserve os dois separadamente.
Refogar bem a carne com óleo numa panela de pressão e colocar as cebolas, o caldo de carne e o molho do tempero..
Tampar a panela e cozinhar por 1 hora e 30 minutos mais ou menos na pressão ou até a carne ficar macia. Junte mais água se necessário. Verifique o tempero e junte mais sal se necessário.
Depois cortar a carne em fatias e reservar num refratário ou no prato que você for servir. 
No molho que se formou, cozinhar as batatas e as cenouras em pedaços. Depois de cozido, coloque os legumes junto com a carne e regue tudo o molho que ficou na panela.

Bjs
Fabi

sábado, 5 de julho de 2014

Lasanha Enrolada

Olá pessoal!

Bom final de semana para todos! Melhor ainda se for acompanhado dessa lasanha deliciosa! Muito mais fácil de servir, pois a porção fica separada uma da outra, não desmancha como a lasanha comum. Confira a receita e o passo a passo logo abaixo.



Lasanha Enrolada
Ingredientes
25 unidades de massa de lasanha crua (usei a marca Renata com a borda ondulada)
1 maço de espinafre (somente as folhas) cozido, espremido e picado
300 g de ricota amassada
200 g de mussarela ralada
Sal a gosto
Água suficiente para cozinhar a massa
Molho branco pronto a gosto (confira aqui uma sugestão de receita)
Queijo ralado a gosto

Modo de Preparo
Prepare o recheio: misture numa vasilha a ricota amassada, a mussarela ralada e o espinafre picadinho. Tempere com sal a gosto e reserve.
Ferva a água com sal numa panela grande e cozinhe a massa aos poucos (se colocar tudo de uma vez vai grudar!) até ela amolecer bem e coloque sobre um pano de prato limpo. Espalhe o recheio numa camada fina e uniforme até completar 2/3 da massa (confira o passo a passo logo abaixo). Enrole e coloque num refratário. Repita o processo com todas as massas.
Espalhe o molho branco por cima e tome o cuidado para que o molho fique por baixo da massa também, para quando assar não grudar no fundo. Coloque queijo ralado a gosto e leve para assar no forno médio alto até o queijo derreter e o molho borbulhar.


Dicas
Você pode utilizar outros recheios como por exemplo: frango com requeijão, presunto e queijo, abóbora amassada com gorgonzola, ricota, nozes e passas ou peito de peru com queijo branco amassado. 
O molho também pode ser de bolonhesa, sugo, rose, funghi ou quatro queijos.

Obrigada a todos pela audiência! 

Bjs
Fabi

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Bolo Versátil

Olá pessoal, bom dia!

Achei essa receita de bolo que é básica, você pode fazer de vários sabores (neste caso fiz de chocolate), confira a receita logo abaixo.



Bolo Versátil
Ingredientes
3 ovos grandes ou 4 pequenos
2 colheres (sopa) cheias de margarina
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) cheia de fermento
1 xícara (chá) de leite quente
1/2  xícara (chá) de chocolate em pó

Modo de Preparo
Bata as claras em neve e reserve.
Na vasilha da batedeira coloque o açúcar, as gemas e a margarina e bata até obter um creme fofo e claro, como uma gemada. Desligue a batedeira e junte a farinha de trigo, o chocolate e o leite, misture com uma colher e bata mais um pouco na batedeira até ficar homogêneo. Por ultimo misture as claras em neve e o fermento em pó. Coloque numa forma de anel grande untada e enfarinhada e leve ao forno médio preaquecido e asse até dourar ligeiramente (cerca de 35 a 40 minutos).

Dicas
Para alterar o sabor do bolo proceda da seguinte forma:
Laranja, maracujá ou abacaxi: substitua o leite pelo suco de sua preferência e não acrescente o chocolate em pó.
Coco: substitua o leite por leite de coco e o chocolate por coco ralado.
Branco: não acrescente o chocolate em pó
Formigueiro: substitua o chocolate em pó por granulado e acrescente no final da preparação junto com as claras e o fermento em pó.
Mesclado: faça a massa branca e divida em duas partes, numa das metades junte 2 colheres (sopa) de chocolate em pó e mescle as duas massas na forma.
Clique aqui para conferir a receita da cobertura que utilizei nesse bolo.

Espero que vocês gostem!

Bjs
Fabi

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Dicas da Fabi

Olá pessoal!

Fui numa festa de aniversário infantil incrível no final de semana com o tema de festa junina. E como não poderia deixar de ser, pedi autorização da minha amiga para publicar essas dicas maravilhosas para vocês. É uma cobertura fotojornalística do evento! Espero que vocês aproveitem! Achei tudo maravilhoso!


Olha pessoal que mesa linda!
Aqui estão alguns detalhes para quem quiser aproveitar!
Gostei da ideia para a mesa dos convidados! Em cada mesa tinha um tipo diferente de vegetal (salsinha, manjericão, tomate cereja...) dentro de um vasinho muito charmoso. O porta-guardanapos foi feito com palito de sorvete colado, no fundo tinha um feltro e papel celofane para imitar a fogueira. A pimentinha no vidrinho pequeno para acompanhar o bolinho caipira frito na hora. Tudo estava delicioso! Sem contar o brigadeiro que segundo meu marido é o melhor do mundo!


No final ganhamos essa caixinha para levar alguns docinhos para casa, lógico que fizemos duas e uma delas só tinha brigadeiro...rsrsrsrsrs

Obrigada Jú pela permissão! Parabéns para a Lulu!

Bjs
Fabi

terça-feira, 1 de julho de 2014

Camarão na Abóbora de Travessa

Olá Pessoal, boa noite!

Desculpe a demora em postar receitinhas... Mas valeu a pena esperar, minha mãe preparou essa maravilha especialmente para vocês! Aproveitem! É uma receita maravilhosa de família!


Camarão na Abóbora de Travessa
Ingredientes
1 embalagem de molho pronto
2 cebolas picadinhas
500 g de camarão sete barbas limpo
6 tomates maduros sem pele e sem sementes
1 maço de cheiro-verde picado
Óleo para refogar
Sal à gosto
2 embalagens de requeijão tipo catupiry
1 kg de camarão médio limpo e sem casca
4 kg pescoço de abobora seca descascada em pedaços pequenos

Modo de Preparo
Tempere os camarões com sal e reserve.
Numa panela grande aqueça um pouco de óleo e refogue uma cebola até murchar, junte a abóbora e refogue bem. Tempere com sal e deixe cozinhar até virar um purê, mexendo eventualmente para não queimar. Quando estiver bem apurado junte o cheiro-verde. Reserve.
Numa panela refogue rapidamente o camarão sete barbas num pouco de óleo, não deixe cozinhar muito, pois o camarão fica como chiclete (rsrsrs). Separe o camarão e o caldo e reserve os dois. Na mesma panela, acrescente mais um pouco de óleo e refogue a outra cebola até murchar, junte o tomate, o caldo do camarão reservado e o molho pronto. Deixe apurar, junte o camarão reservado, mexa bem e desligue o fogo. Acerte o sal se necessário e reserve.
Coloque o purê da abóbora num refratário grande e fundo e espalhe bem, distribua o requeijão por cima, em seguida o molho do camarão e por ultimo distribua o camarão crú uniformemente. Leve ao forno preaquecido quente e deixe assar até o camarão de cima cozinhar, cerca de 20 minutos.

Obs.: Minha mãe inventou essa receita, pois ela acha que camarão na moranga é uma injustiça, os primeiros comem o recheio e os últimos a abóbora, não é que ela tem razão!?! rsrsrsrs

Obrigada mãe!

Bjs
Fabi

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sopa de Lentilha

Olá pessoal!

Que tal mais essa sopinha para aquecer o frio?!? Essa receitinha aprendi com minha mãe e não é que ficou deliciosa igual a dela!!!! Acompanhem a receita logo abaixo!


Sopa de Lentilha
Ingredientes
500 g de lentilha
1 cebola média picada em cubinhos pequenos
2 dentes de alho picados
1 gomo de linguiça calabresa defumada em cubinhos
5 colheres (sopa) de bacon defumado em cubinhos
Sal a gosto

Modo de Preparo
Coloque a lentilha numa vasilha, cubra com água e deixe de molho por pelo menos 4 horas. 
Numa panela grande refogue o bacon em sua própria gordura e deixe fritar ligeiramente. Junte a calabresa e refogue mais um pouco, retire o excesso de gordura que juntou na panela e acrescente a cebola e o alho, refogue mais alguns minutos e junte a lentilha. Cubra com água e deixe cozinhando até a lentilha amaciar e o caldo engrossar ligeiramente, acrescente mais água se necessário durante o cozimento. Acerte o sal e sirva.

Obrigada mãe por me ensinar a preparar receitas maravilhosas!

Bjs
Fabi


terça-feira, 24 de junho de 2014

Creme de Abacate

Olá pessoal, bom dia!

Esse creme é muito fácil de fazer e fica uma delícia, confiram a receita logo abaixo.



Creme de Abacate
Ingredientes
2 polpas de abacates médios
1 lata de leite condensado
Suco de dois limões

Modo de Preparo
Coloque no liquidificador os ingredientes e bata com a tecla pulsar até ficar um creme homogêneo, eventualmente ajude a misturar com uma colher o creme do liquidificador quando este estiver desligado, pois a massa é bem consistente. Para servir como está na foto, utilizei um boleador para sorvete.

Dicas
Pode acrescentar leite na mistura se você quiser o doce menos consistente.


Bjs
Fabi